TRABALHOS

O Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional se propõe a ser um fórum para apresentação e discussão de trabalhos em temas de interesse de profissionais do meio acadêmico e industrial. Para tanto, os trabalhos a serem apresentados nas sessões técnicas serão selecionados de acordo com critérios de alta qualidade, relevância e originalidade dentro de diferentes áreas temáticas.

Os trabalhos técnicos devem ser submetidos pelo sistema do site do congresso clicando aqui. Os artigos terão no máximo 4 páginas, sendo possível inserir figuras, tabelas e equações de acordo com a descrição apresentada em templates (MS Word e LaTeX). Vale notar que a o formato de arquivo para submissão do trabalho é apenas em PDF. Os trabalhos escritos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Os trabalhos aceitos serão apresentados em sessões orais. As sessões orais serão divididas de acordo com as áreas temáticas e cada trabalho deve ser apresentado em 20 minutos (15 min para apresentação e 5 minutos de discussão).

Templates disponíveis para download:

NOVA DATA DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

A pedidos, haverá uma nova janela de submissão de trabalhos exclusiva entre os dias 22 e 26 de Abril de 2022. Não perca sua chance de participar do evento e submeta seu trabalho!

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

O CBCFD 2022 está com uma parceria com a revista Journal of Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. Trabalhos selecionados no congresso serão convidados a submeter um artigo completo para uma Topical Collection (Special Issue) da revista JBSMSE. Esses artigos passarão pelo processo regular (peer review) de publicação de artigos científicos da revista. Não deixe de submeter seu trabalho no CBCFD 2022!

ÁREAS TEMÁTICAS

De modo a tentar abranger o maior número de trabalhos associados a CFD, as áreas temáticas propostas são:

  • Algoritmos inovadores: métodos numéricos, algoritmos em paralelo, geração e adaptação de malha, métodos sem malha, métodos Lattice-Boltzmman, aprendizado de máquina guiados por física, métodos de modelagem reduzida (DMD, POD, entre outros);
  • Avanços em modelagem CFD: escoamentos compressíveis e incompressíveis, transferência de calor e massa, combustão e sistemas reativos, modelos reológicos e fluidos não-newtonianos, modelagem multifásica (Euleriano, Lagrangeano, VOF, meios porosos), modelagem da turbulência, microfluídica, e integração multi-escala;
  • Aplicações em CFD: indústria de óleo e gás, processos químicos e bioquímicos, aerodinâmica e aeroacústica, turbomáquinas, geração de energia, sistemas de refrigeração, dispersão de gases e efluentes, meio ambiente, modelos reduzidos para sistemas offshore e etc;
  • Aplicações multidisciplinares: interação fluido-estrutura, otimização multidisciplinar, bio-fluidodinâmica, magneto-hidrodinâmica, sistemas de larga escala, aplicações em GPU, eletro-hidrodinâmica.