Campinas é uma cidade no Estado de SP, distante 99 km a noroeste de sua capital, São Paulo. É a décima cidade mais rica do Brasil, destacando-se na área de ciência e tecnologia, além de possuir diversos atrativos turísticos, com valores históricos e culturais, como museus, parques e teatros.
O grande impulso tecnológico de Campinas se deu em 1962 com a estruturação do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cidade possui também grande número de universidades locais e importantes institutos de pesquisas, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro, responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional.
Campinas tem posição cultural destacada no estado de São Paulo. Conta com três teatros municipais, com a Orquestra sinfônica da cidade, vários grupos de música erudita, vários cinemas e museus, dentre eles o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu de História Natural e o Museu da Imagem e do Som.
Quanto aos atrativos turísticos, o principal parque urbano da cidade é o Parque Portugal, mais conhecido como Taquaral, em função do nome da lagoa, fundado em 1972. Outras atrações são o Bosque dos Jequitibás, que em seu interior abriga um minizoológico e o Museu de História Natural; o mirante no alto da Torre do Castelo, que permite uma vista quase completa da cidade; a Estação Cultura, que ocupa as instalações da antiga estação ferroviária da cidade, datada de 1884; a Estação Anhumas, ponto inicial do percurso turístico de maria-fumaça que liga Campinas a Jaguariúna; e o Cemitério da Saudade, fundado em 1881, tombado, e hoje considerado um dos mais importantes cemitérios do Brasil por conta da riqueza arquitetônica e da importância das obras de arte que ostentam grande parte de seus túmulos, dentre elas peças em mármore, granito, cobre e latão, esculpidas por artistas como Tomagnini, J. Rosadas, Velez, Albertini e Colluccini.
Hotel Meliã
Em construção